A pesquisa foi realizada pela Abrasel entre os dias 25 de abril e 07 de maio em todos os estados. A porcentagem da expectativa de aumento do faturamento no Brasil foi de 79% e no DF 82%
O Dia das Mães é considerado uma das datas mais importantes para o comércio. Em Brasília, o setor de bares e restaurantes se mostra empolgado com a perspectiva de movimento. De acordo com pesquisa feita no Distrito Federal pela Abrasel, quatro em cada cinco empresários acreditam que haverá aumento no faturamento na ocasião especial, totalizando 82%. No entanto o número de empresas no prejuízo ainda é alto.
Segundo a pesquisa, 16% das empresas consultadas acreditam que o faturamento aumentará em relação ao ano anterior acima de 30%. Mas, para a maioria dos entrevistados (26%) o aumento esperado é de até 10%.
“Estamos otimistas, mas ainda temos um longo caminho a trilhar. Quase um terço das empresas trabalhou com prejuízo em março e o número de empresas com dívidas é de 46%. Podemos dizer que ainda são os efeitos da pandemia na economia”, destaca o presidente da Abrasel- DF, Beto Pinheiro (foto acima).
O levantamento ouviu os empresários sobre a expectativa de renegociar os débitos, usando a lei sancionada pelo governo em abril: 47% disseram que tentarão renegociar o prazo dos empréstimos.