Produtores rurais de Ceilândia e BrazLândia participaram do Curso de Desidratação de Vegetais, promovido pela Emater-DF. Realizada nesta quinta-feira (11), a capacitação aconteceu no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da empresa, na Asa Norte, e teve duração de 8 horas, sendo dividida em uma parte teórica e outra prática.
O conteúdo do curso apresentou um breve histórico sobre a desidratação, além de abordar questões de boas práticas de fabricação até chegar nas técnicas de desidratação. “É preciso observar a temperatura ideal e o acondicionamento para o vegetal ser desidratado, para que não fique queimado e nem fique cozido, ao invés de desidratado”, explicou a extensionista rural da Emater-DF Sandra Cristina de Sousa, que conduziu a capacitação ao lado da extensionista rural Isabel Cristina Lima.
Os participantes aprenderam a preparar e desidratar desde ervas aromáticas, como cebolinha, salsa e coentro, além de hortaliças como pimentão colorido, beringela e cenoura, e frutas como banana, abacaxi e manga. “A casca do abacaxi, por exemplo, pode ser aproveitada e desidratada para fazer chá, que fica muito saboroso”, afirma Sandra.
O curso também trouxe orientações sobre apresentação e precificação dos produtos para comercialização. Ao final, todos puderam levar um mix de vegetais desidratados e um tubete com sal temperado com ervas, como exemplos de produtos que podem ser comercializados a partir dessa técnica.