Sérgio Morais, Augustinho e Rafael Bandol sobem ao palco nesta quarta-feira (18)
O Choro Livre Convida já se consolidou como um programa semanal para quem gosta de música brasileira de qualidade em Brasília. Toda quarta-feira, a partir das 19h30, no Clube do Choro, o regional mais atuante da cidade recebe artistas de destaque em nossa cena cultural. No dia 18/9 é a vez de um combo que representa a formação original dos primeiros conjuntos de choro: Sérgio Morais (flauta), Augustinho (pandeiro) e Rafael Bandol (bandolim). Um prato cheio para os apreciadores do gênero.
Sérgio Morais é presidente da Associação Brasileira de Flautistas e o primeiro flautista contrabaixista do Brasil. Em mais de 25 anos de carreira, tornou-se uma das figuras mais importantes da cena do Choro em Brasília, como instrumentista e professor. Hoje toca na mesma flauta que pertenceu a Altamiro Carrilho, e que lhe foi deixada por recomendação expressa do grande mestre.
Considerado um dos principais nomes da nova geração do bandolim brasileiro, Rafael Bandol é um músico versátil, com mais de 20 anos de estrada. Tem mestrado em Musicologia pela UNB e trabalha como professor efetivo da Escola de Música de Brasília. Atua também como pesquisador e compositor.
O percussionista Augustinho vem de uma família de chorões e é herdeiro de uma tradição que passa por seu bisavô, seu avô e seu pai, o violonista Augusto Contreiras. Além de pandeiro, toca bongô e conga acompanhando artistas ou participando de grupos de choro e samba.
Com centenas de shows realizados ao longo dos últimos 30 anos, o Choro Livre é formado por Reco do Bandolim, Henrique Neto (violão de sete cordas), George Costa (violão de seis cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão). O grupo já levou o choro de Brasília a 38 países dos cinco continentes, gravou três discos e dividiu o palco com Paulo Moura, Sivuca, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal, Armandinho Macedo, Altamiro Carrilho e outros grandes nomes da MPB.
Cia Cafundó é a atração de sábado no Piquenique Chorão
A Cia. Cafundó vai alegrar a manhã de sábado (21) de crianças e adultos no Piquenique Chorão. O espetáculo “Estórias de Acumulação e Lenga-lenga” mistura música e casos engraçados e começa às 11h00, na área externa do Espaço Cultural do Choro. No mesmo horário, quem passar pelo estacionamento 10 do Parque da Cidade pode participar do Ensaio Aberto com alunos e professores da Escola Brasileira de Choro. Uma roda musical democrática e gratuita. Ao meio-dia, a tradicional Feijoada com Samba toma conta da área externa do Espaço Cultural do Choro, recebendo público de todas as idades em torno de boa gastronomia com excelente música ao vivo.
Pelo segundo ano, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o Patrocínio Master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, diz Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”
Confira a programação:
Dia 18/09:
19h30 – Choro Livre Convida Sérgio Morais, Augustinho e Rafael Bandol
Dia 21/09:
11h00 – Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro (estacionamento 10 do Parque da Cidade)
11h00 – Piquenique Chorão com Cia Cafundó (área externa do Espaço Cultural do Choro)
12h00 – Feijoada com Samba (área externa do Espaço Cultural do Choro)
Serviço:
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dia: 18 de setembro (quarta-feira) e 21 de setembro (sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso livre e gratuito para Choro Livre Convida, Ensaio Aberto e programação infantil