Concessionários já estavam preparados para a queda nas vendas, uma vez que o mês costuma ser fraco
O mês de janeiro é comumente conhecido como o mais fraco para as vendas em todos os setores. Isso ocorre em razão das faturas do cartão de crédito pós-ferias, as matrículas e os materiais escolares dos filhos, além dos impostos como o IPVA e o IPTU, entre outros. Sem contar que muitos consumidores aproveitam as promoções atrativas do final de ano.
De acordo com balanço mensal divulgado pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF), em janeiro, foram comercializadas 5.729 unidades ante 6.830 em dezembro. O número representa uma retração de 16,12% em relação ao mês anterior. Os dados nacionais apontam redução de 31,82%.
Ao comparar as vendas de janeiro deste ano com as de 2015, registra-se uma queda de 38,58%. No Brasil, a baixa foi de aproximadamente 38,81%. “O primeiro mês do ano nunca foi parâmetro para as concessionárias. Costuma ser o período em que o brasileiro está mais endividado por causa das férias e dos impostos. Aquele velho dito popular de que o ano só começa, de fato, depois do carnaval é real”, comenta Alessandro Soldi, vice-presidente do Sincodiv-DF.
Ranking – A Fiat segue na liderança das marcas mais vendidas no DF em janeiro. Foram emplacados 1.119 veículos, o que representa 19,53% do mercado. A Volkswagen continua em segundo no ranking, com 700. Em terceiro lugar, a GM; com a Hyundai e a Renault, que saiu do oitavo para quinto lugar; fechando as cinco marcas mais vendidas do último mês.
Motocicletas – Em janeiro, foram emplacadas 783 motocicletas contra 1.084 em dezembro. No ranking das cinco marcas mais vendidas, três alterações: a BMW ocupou o terceiro lugar com 40 unidades, enquanto a Kawasaki subiu para quarto lugar, e a Triumph caiu para quinto. A Honda segue na frente com 574 motocicletas comercializadas.