O tempo é precioso e por isso não podemos desperdiçá-lo com coisas sem propósitos
Podemos meditar numa palavra que diz: “A nossa vida é como água derramada sobre a terra”. O tempo passa e a gente não consegue mudar os valores do nosso país substancialmente. Nós trabalhamos, lutamos, damos dinheiro, carro, casa, damos até o que não temos e, quando paramos para avaliar, vemos que mudamos tão poucos. Isso nos frustra.
Analisando o mundo como um todo – mais de 6 bilhões de pessoas, das quais 3 bilhões são consideradas cristãs, mas apenas 1,5 bilhão pode-se dizer que conhece alguma coisa do cristianismo. E dessas, apenas 500 milhões são nascidas de novo. Na realidade, temos 500 milhões, menos de 10 por cento, para evangelizar 5,5 bilhões. É uma realidade que nós enfrentamos e isso frustra muito, mas nos leva a querer trabalhar mais. O tempo é precioso e por isso não podemos desperdiçá-lo com coisas sem propósitos. O mundo está morrendo e nós temos pouco tempo.
Frustração produz pressão. A frustração também acontece quando você não alcança seus alvos, suas metas, ou quando você investe em pessoas infrutíferas. Às vezes ficamos seis meses ou até um ano esperando para multiplicar algo e não acontece. A semente boa vira frustração. Você vai alterar sua direção por essa causa? Não, permaneça fiel porque você tem o propósito e uma aliança com esse propósito.
Um líder vencedor passa pelas pressões e não altera a sua trajetória por causa delas, mas apenas por direção. Você saberá que conseguiu formar um líder vencedor quando ele sofrer grande pressão e não alterar a trajetória que antes havia traçado. O diabo é o pai das pressões, mas como ele sabe que não pode nos vencer, nos pressiona a fim de nos tirar do foco. O que deve mudar o nosso rumo é a direção recebida de Deus, e não pressão.